O futuro de Jerusalém
- 1 Ai da cidade rebelde,impura e opressora!
- 2 Não ouve ninguém,e não aceita correção.Não confia no Senhor,não se aproxima do seu Deus.
- 3 No meio dela os seus líderessão leões que rugem.Seus juízes são lobos vespertinosque nada deixampara a manhã seguinte.
- 4 Seus profetas são irresponsáveis,são homens traiçoeiros.Seus sacerdotes profanam o santuárioe fazem violência à lei.
- 5 No meio dela está o Senhor,que é justo e jamais comete injustiça.A cada manhã ele ministra a sua justiça,e a cada novo dia ele não falha,mas o injusto não se envergonhada sua injustiça.
- 6 “Eliminei nações;suas fortificações estão devastadas.Deixei desertas as suas ruas.Suas cidades estão destruídas;ninguém foi deixado; ninguém!
- 7 Eu disse à cidade:Com certeza você me temeráe aceitará correção!Pois, então, a sua habitaçãonão seria eliminada,nem cairiam sobre elatodos os meus castigos.Mas eles ainda estavam ávidospor fazer todo tipo de maldade.
- 8 Por isso, esperem por mim”,declara o Senhor,“no dia em que eu me levantarpara testemunhar.Decidi ajuntar as nações,reunir os reinose derramar a minha ira sobre eles,toda a minha impetuosa indignação.O mundo inteiro será consumidopelo fogo da minha zelosa ira.
- 9 “Então purificarei os lábios dos povos,para que todos eles invoquemo nome do Senhore o sirvam de comum acordo.
- 10 Desde além dos rios da Etiópiaos meus adoradores,o meu povo disperso,me trarão ofertas.
- 11 Naquele dia,vocês não serão envergonhadospelos seus atos de rebelião,porque retirarei desta cidadeos que se regozijam em seu orgulho.Nunca mais vocês serão altivosno meu santo monte.
- 12 Mas deixarei no meio da cidadeos mansos e humildes,que se refugiarão no nome do Senhor.
- 13 O remanescente de Israelnão cometerá injustiças;eles não mentirão,nem se achará enganoem suas bocas.Eles se alimentarão e descansarão,sem que ninguém os amedronte.”
- 14 Cante, ó cidade de Sião;exulte, ó Israel!Alegre-se, regozije-se de todo o coração,ó cidade de Jerusalém!
- 15 O Senhor anulou a sentençacontra você,ele fez retroceder os seus inimigos.O Senhor, o Rei de Israel,está em seu meio;nunca mais você temerá perigo algum.
- 16 Naquele dia, dirão a Jerusalém:“Não tema, ó Sião;não deixe suas mãos enfraquecerem.
- 17 O Senhor, o seu Deus,está em seu meio,poderoso para salvar.Ele se regozijará em você;com o seu amor a renovará,ele se regozijará em vocêcom brados de alegria”.
- 18 “Eu ajuntarei os que chorampelas festas fixas,os que se afastaram de vocês,para que isso não maispese como vergonha para vocês.
- 19 Nessa época, agireicontra todos os que oprimiram vocês;salvarei os aleijadose ajuntarei os dispersos.Darei a eles louvor e honraem todas as terrasonde foram envergonhados.
- 20 Naquele tempo, eu ajuntarei vocês;naquele tempo, os trarei para casa.Eu darei a vocês honra e louvorentre todos os povos da terra,quando eu restaurar a sua sortediante dos seus próprios olhos”,diz o Senhor.
O Futuro de Jerusalém: Um Chamado à Justiça e Renovação
O capítulo apresenta uma mensagem profética sobre a cidade de Jerusalém, destacando a corrupção e injustiça presentes em seus líderes e habitantes. Deus adverte sobre as consequências da rebelião e opressão, mas também promete purificação e restauração para aqueles que se voltarem para Ele. A narrativa ressalta a importância da humildade, justiça e temor do Senhor como caminho para a redenção e proteção divina. O texto enfatiza a promessa de perdão, salvação e bênçãos futuras para aqueles que buscarem a retidão e se refugiarem no nome do Senhor.
- A cidade de Jerusalém é repreendida por sua rebelião e injustiça.
- Deus anuncia punição aos ímpios, mas também promete restauração e proteção aos humildes.
- Haverá um tempo de renovação e regozijo para Jerusalém, com a presença e salvação do Senhor.