Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão? Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.
Ilustração baseada na história de Abraão e sua fé inabalável em Deus
Abraão foi justificado pela fé
O capítulo aborda a justificação de Abraão pela fé, destacando que a sua fé em Deus foi o que lhe creditou justiça, e não as suas obras. Mostra como Abraão é considerado o pai da fé, tanto para os circuncisos quanto para os incircuncisos, sendo um exemplo de confiança em Deus para a obtenção da justiça. Além disso, enfatiza que a promessa de herança não vem pela Lei, mas sim pela fé, conforme a graça de Deus. Abraão é exaltado como pai de muitas nações, cuja descendência crê no Deus que dá vida aos mortos. Sua fé inabalável, mesmo diante das circunstâncias impossíveis, é ressaltada como um modelo de confiança e obediência a Deus.
Este capítulo reforça a importância da fé como meio de justificação diante de Deus, independentemente das obras realizadas, e destaca Abraão como um exemplo de como a fé verdadeira pode mover montanhas e alcançar promessas divinas.