Seja a vergonha a nossa cama e a desonra, o nosso cobertor. Pecamos contra o Senhor, o nosso Deus, tanto nós como os nossos antepassados, desde a nossa juventude até o dia de hoje; e não temos obedecido ao Senhor, ao nosso Deus.” “Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor. “Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis e não se desviar, se você jurar pelo nome do Senhor com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão.” Assim diz o Senhor ao povo de Judá e de Jerusalém: “Lavrem seus campos não arados e não semeiem entre espinhos.
Ilustração representando a advertência divina e a ameaça do leão vindo do Norte conforme descrito no capítulo da Bíblia.
Advertência Divina para o Povo de Judá e Jerusalém
Neste capítulo da Bíblia, encontramos uma advertência severa do Senhor para o povo de Judá e Jerusalém. Deus adverte sobre a necessidade de se arrepender, abandonar a idolatria e buscar a justiça. Ele alerta que, se não houver mudança de conduta, a ira divina será inflamada e trará destruição sobre a terra. A mensagem é clara: purifiquem-se, sejam fiéis à aliança e busquem a verdadeira glória no Senhor. Além disso, há uma ameaça iminente vinda do Norte, simbolizada por um leão destruidor que trará ruína e desolação. O povo é chamado a se refugiar e se preparar para enfrentar a calamidade que se avizinha.
- Obediência e arrependimento são fundamentais para evitar a ira divina.
- A ameaça vinda do Norte representa a consequência do pecado e da rebelião.
- Há um apelo para que Jerusalém se purifique e se salve da destruição iminente.