Ora, enquanto eu estava profetizando, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Então prostrei-me com o rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de Israel?” Esta palavra do Senhor veio a mim: “Filho do homem, seus irmãos, sim, seus irmãos, que são seus parentes consanguíneos, e toda a nação de Israel são aqueles de quem o povo de Jerusalém tem dito: ‘Eles estão longe do Senhor. É a nós que esta terra foi dada, para ser nossa propriedade’.
Ilustração das profecias e promessas para o povo de Israel
Juízo sobre os responsáveis em Israel – Profecias e Promessas
Neste capítulo da Bíblia, encontramos uma profecia que denuncia os líderes corruptos de Israel e anuncia o juízo divino sobre eles. O profeta é instruído a profetizar contra aqueles que tramam o mal e desobedecem aos mandamentos do Senhor. A cidade é comparada a uma panela onde a corrupção e a violência abundam, resultando em morte e destruição. O Senhor promete castigar os responsáveis, expulsá-los da cidade e entregá-los nas mãos de estrangeiros.
Além do juízo, há uma promessa de restauração para Israel. O Senhor declara que reunirá o povo de Israel de suas dispersões, trazendo-os de volta para a terra prometida. Ele removerá a idolatria dos corações do povo, dando-lhes um novo espírito e um coração obediente. Aqueles que se arrependerem e seguirem os mandamentos do Senhor serão abençoados, enquanto os obstinados em sua idolatria sofrerão as consequências de seus atos.
- O juízo divino sobre os líderes corruptos de Israel
- A promessa de restauração e renovação para o povo de Israel
- A remoção da idolatria e a transformação dos corações em obedientes