Esta é uma cópia da carta que o rei Artaxerxes entregou ao sacerdote e escriba Esdras, conhecedor dos mandamentos e decretos do Senhor para Israel: “Artaxerxes, rei dos reis, “Ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus: “Paz e prosperidade! “Estou decretando que qualquer israelita em meu reino, inclusive entre os sacerdotes e levitas, que desejar ir a Jerusalém com você, poderá fazê-lo.
Esdras lidera a volta a Jerusalém para fortalecer a observância da Lei de Deus, com apoio do rei Artaxerxes e líderes de Israel.
Esdras vem a Jerusalém – Um Retorno para a Lei de Deus
O capítulo narra a jornada de Esdras, um sacerdote e escriba, de volta a Jerusalém durante o reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia. Esdras, um homem de fé e conhecedor da Lei de Moisés, recebeu o favor do rei para estudar, ensinar e praticar os decretos do Senhor. Ele liderou uma missão para investigar e fortalecer a observância da Lei em Judá e Jerusalém, com apoio real para o templo e seus rituais. A carta de Artaxerxes reforça o compromisso com o culto e a justiça, concedendo recursos e autoridade a Esdras para restabelecer a ordem religiosa e social.
- Esdras, um escriba fiel, volta a Jerusalém com a missão de ensinar a Lei de Deus.
- O rei Artaxerxes apoia a investigação e restauração da observância da Lei em Judá e Jerusalém.
- Recursos são fornecidos para ofertas no templo e para sustento dos sacerdotes e levitas.
- Esdras recebe autoridade para nomear magistrados e juízes para administrar a justiça.
- O rei e Esdras buscam a honra e o favor do Senhor para o povo de Israel.