“A partir de hoje, vigésimo quarto dia do nono mês, atentem para o dia em que os fundamentos do templo do Senhor foram lançados. Reconsiderem: ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês.” A palavra do Senhor veio a Ageu pela segunda vez, no vigésimo quarto dia do nono mês: “Diga a Zorobabel, governador de Judá, que eu farei tremer o céu e a terra.
Ilustração representativa do capítulo bíblico de Ageu sobre a restauração espiritual e material do povo de Deus
A Glória do Novo Templo e as Bênçãos para um Povo Contaminado
O capítulo apresenta a mensagem do profeta Ageu sobre a reconstrução do templo e a necessidade do povo se purificar perante o Senhor. O texto destaca a promessa divina de que a glória do novo templo superará a do antigo, trazendo paz e prosperidade. Ageu adverte sobre a impureza do povo e a importância de se arrependerem, buscando a bênção de Deus. A obra do Senhor é descrita como tremenda e poderosa, capaz de abalar todas as nações. A escolha de Zorobabel como servo de Deus e a promessa de exaltação e proteção divina são ressaltadas, mostrando o cuidado e a soberania do Senhor sobre Seu povo.
- O capítulo destaca a importância da fidelidade e obediência ao Senhor;
- Reforça a promessa de Deus de abençoar aqueles que O buscam de coração;
- Alerta sobre as consequências da impureza espiritual e da negligência para com as coisas de Deus;
- Mostra a grandiosidade do plano de restauração e prosperidade divina para aqueles que se arrependem e buscam a vontade de Deus.