“Agora prestem atenção; de hoje em diante reconsiderem. Em que condições vocês viviam antes que se colocasse pedra sobre pedra no templo do Senhor? Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinquenta medidas, só encontrava vinte.

Ilustração representativa do capítulo bíblico de Ageu sobre a restauração espiritual e material do povo de Deus
A Glória do Novo Templo e as Bênçãos para um Povo Contaminado
O capítulo apresenta a mensagem do profeta Ageu sobre a reconstrução do templo e a necessidade do povo se purificar perante o Senhor. O texto destaca a promessa divina de que a glória do novo templo superará a do antigo, trazendo paz e prosperidade. Ageu adverte sobre a impureza do povo e a importância de se arrependerem, buscando a bênção de Deus. A obra do Senhor é descrita como tremenda e poderosa, capaz de abalar todas as nações. A escolha de Zorobabel como servo de Deus e a promessa de exaltação e proteção divina são ressaltadas, mostrando o cuidado e a soberania do Senhor sobre Seu povo.
- O capítulo destaca a importância da fidelidade e obediência ao Senhor;
- Reforça a promessa de Deus de abençoar aqueles que O buscam de coração;
- Alerta sobre as consequências da impureza espiritual e da negligência para com as coisas de Deus;
- Mostra a grandiosidade do plano de restauração e prosperidade divina para aqueles que se arrependem e buscam a vontade de Deus.