Além desses, Salomão mandou fazer também todos estes outros utensílios para o templo de Deus: O altar de ouro; as mesas sobre as quais ficavam os pães da Presença; os candelabros de ouro puro com suas lâmpadas, para alumiarem diante do santuário interno, conforme determinado; as flores, as lâmpadas e as tenazes de ouro maciço; os cortadores de pavio, as bacias para aspersão, as tigelas, os incensários de ouro puro e as portas de ouro do templo: tanto as portas da sala interna, o Lugar Santíssimo, quanto as portas do átrio principal.
Ilustração dos utensílios e objetos descritos no capítulo sobre o templo de Salomão
O mobiliário do templo de Salomão
O capítulo descreve em detalhes a construção e os utensílios do templo de Deus feitos por Salomão. Dentre as peças destacam-se o altar de bronze, o tanque de metal fundido, as pias, os candelabros, as mesas, as bacias de ouro, o pátio dos sacerdotes e muito mais. Hurão-Abi foi o responsável pela execução desses trabalhos sob encomenda do rei Salomão. Todos os utensílios eram de bronze polido, fundidos em moldes de barro na planície do Jordão. Salomão fez tantos utensílios que o peso do bronze utilizado não pôde ser determinado.
O capítulo destaca a riqueza e a grandiosidade dos projetos realizados para adornar o templo de Deus, demonstrando a devoção e cuidado de Salomão para com a casa do Senhor.