E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso? Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.
Ilustração simbólica da importância da disciplina e da pureza moral na igreja
Disciplinando um caso de imoralidade na igreja – 1 Coríntios 5
O capítulo 5 da Primeira Epístola aos Coríntios aborda a questão da imoralidade dentro da comunidade cristã. Paulo, o autor da carta, repreende os coríntios por permitirem um caso de grave imoralidade, onde um homem se envolveu com a esposa de seu pai. Paulo exorta a igreja a se entristecer com essa situação e a expulsar o culpado da comunhão, mostrando a importância da disciplina e da pureza moral entre os irmãos.
Ele compara o pecado à fermentação, alertando que um pouco de pecado pode contaminar toda a comunidade. Paulo também instrui os cristãos a não se associarem com pessoas imorais que se dizem irmãos na fé, enfatizando a necessidade de manter a santidade e a integridade no convívio da igreja.
No final do capítulo, Paulo lembra que cabe a Deus julgar os que estão fora da igreja, mas a comunidade deve exercer disciplina e excluir os que persistem no pecado e na imoralidade.