A esposa e os filhos de Oséias
- 2 Quando o Senhor começou a falar por meio de Oseias, disse-lhe: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”.
- 3 Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho.
- 4 Então o Senhor disse a Oseias: “Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.
- 5 Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel”.
- 6 Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oseias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la.
- 7 Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”.
- 8 Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho.
- 9 Então o Senhor disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.
- 10 “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.
- 11 O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel.
Oséias: A fidelidade de Deus em meio à infidelidade do povo
Neste capítulo do livro de Oséias, somos apresentados à história do profeta que recebeu a difícil missão de representar o relacionamento entre Deus e Israel por meio de seu próprio casamento com uma mulher adúltera. Através das experiências de Oséias com sua esposa, Gômer, e seus filhos, Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami, somos confrontados com a realidade do pecado e da misericórdia divina. Mesmo diante da infidelidade do povo, Deus continua demonstrando seu amor incondicional e sua fidelidade, prometendo restauração e redenção para aqueles que se voltarem para Ele.
- O chamado profético de Oséias para representar a relação entre Deus e Israel.
- A simbologia por trás dos nomes dos filhos de Oséias e seu significado profético.
- A promessa de restauração e reconciliação entre Deus e seu povo, apontando para um futuro de esperança e renovação.