Chefes e profetas censurados
- 1 Então eu disse:Ouçam, vocês que são chefes de Jacó,governantes da nação de Israel.Vocês deveriam conhecer a justiça!
- 2 Mas odeiam o bem e amam o mal;arrancam a pele do meu povoe a carne dos seus ossos.
- 3 Aqueles que comem a carnedo meu povo,arrancam a sua pele,despedaçam os seus ossose os cortam como se fossemcarne para a panela
- 4 um dia clamarão ao Senhor,mas ele não lhes responderá.Naquele tempo,ele esconderá deles o rostopor causa do mal que eles têm feito.
- 5 Assim diz o Senhor:“Aos profetasque fazem o meu povo desviar-se,e que, quando lhes dão o que mastigar,proclamam paz,mas proclamam guerra santacontra quem não lhes enche a boca:
- 6 Por tudo isso a noite virá sobre vocês,noite sem visões;haverá trevas, sem adivinhações.O sol se poráe o dia se escurecerápara os profetas.
- 7 Os videntes envergonhadose os adivinhos constrangidos,todos cobrirão o rostoporque não haverá respostada parte de Deus”.
- 8 Mas, quanto a mim,graças ao poderdo Espírito do Senhor,estou cheio de força e de justiça,para declarar a Jacó a sua transgressão,e a Israel o seu pecado.
- 9 Ouçam isto,vocês que são chefesda descendência de Jacó,governantes da nação de Israel,que detestam a justiçae pervertem tudo o que é justo;
- 10 que constroem Siãocom derramamento de sanguee Jerusalém com impiedade.
- 11 Seus líderes julgam sob suborno,seus sacerdotes ensinam visando lucro,e seus profetas adivinhamem troca de prata.E ainda se apoiam no Senhor,dizendo:“O Senhor está no meio de nós.Nenhuma desgraça nos acontecerá”.
- 12 Por isso, por causa de vocês,Sião será arada como um campo,Jerusalém se tornaráum monte de entulho,e a colina do templo, um matagal.
Chefes e profetas censurados: uma reflexão sobre a justiça e a corrupção
Neste capítulo da Bíblia, somos confrontados com a denúncia veemente contra os líderes de Jacó e Israel, que deveriam zelar pela justiça, mas que, na verdade, praticam a injustiça e a opressão. O texto descreve a exploração do povo, a corrupção dos líderes e a censura aos profetas que denunciam as práticas erradas. Há uma clara advertência sobre as consequências dos atos ímpios, incluindo a rejeição das súplicas daqueles que um dia clamaram ao Senhor. A mensagem é contundente e serve como um alerta sobre a importância da retidão e da honestidade no exercício do poder.
- Destaque para a denúncia da corrupção e da injustiça praticadas pelos líderes de Jacó e Israel.
- Advertência sobre as consequências dos atos ímpios e da rejeição divina às súplicas.
- Importância da retidão e da honestidade no exercício do poder e da liderança.