A visita dos sábios
- 1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém
- 2 e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.
- 3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém.
- 4 Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
- 5 E eles responderam: “Em Belém da Judeia; pois assim escreveu o profeta:
- 6 ” ‘Mas tu, Belém,da terra de Judá,de forma alguma és a menorem meio às principais cidadesde Judá;pois de ti virá o líderque, como pastor, conduziráIsrael, o meu povo’ “.
- 7 Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
- 8 Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.
- 9 Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
- 10 Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
- 11 Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
- 12 E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.
A fuga para o Egipto
- 13 Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu diga a você, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
- 14 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite e partiu para o Egito,
- 15 onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.
- 16 Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
- 17 Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias:
- 18 “Ouviu-se uma voz em Ramá,choro e grande lamentação;é Raquel que chora por seus filhose recusa ser consolada,porque já não existem”.
O regresso a Nazaré
- 19 Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,
- 20 e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.
- 21 Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.
- 22 Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia
- 23 e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.
A visita dos sábios – A história dos magos que visitaram Jesus em Belém
O relato bíblico da visita dos sábios, também conhecidos como magos do oriente, a Jesus recém-nascido em Belém é marcado por eventos extraordinários e revelações divinas. A chegada dos magos à Jerusalém em busca do recém-nascido rei dos judeus, guiados por uma estrela, desperta a inquietação do rei Herodes e de toda a cidade. A profecia do nascimento do Cristo em Belém da Judeia é confirmada pelos chefes dos sacerdotes e mestres da lei, levando os magos até o local exato onde o menino estava. Ao adorarem Jesus, presenteiam-no com ouro, incenso e mirra, reconhecendo sua natureza divina. Alertados em sonho para não voltarem a Herodes, os magos retornam à sua terra por outro caminho, evitando assim a trama do rei. Este episódio revela a manifestação da divindade de Jesus e a proteção divina sobre ele desde seu nascimento.