Jonas foge do Senhor
- 1 A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem:
- 2 “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.
- 3 Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.
- 4 O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.Enquanto isso, Jonas, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamente.
- 5 Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar o navio mais leve.
- 6 O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos”.
- 7 Então os marinheiros combinaram entre si: “Vamos lançar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós”. Lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
- 8 Por isso lhe perguntaram: “Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?”
- 9 Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.
- 10 Então os homens ficaram apavorados e perguntaram: “O que foi que você fez?”, pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito.
- 11 Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: “O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?”
- 12 Respondeu ele: “Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês”.
- 13 Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento.
- 14 Eles clamaram ao Senhor: “Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas”.
- 15 Em seguida, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou.
- 16 Tomados de grande temor ao Senhor, os homens lhe ofereceram um sacrifício e se comprometeram por meio de votos.
- 17 O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.
Jonas foge do Senhor – Obediência e Consequências
O capítulo de Jonas nos mostra a importância da obediência e as consequências de tentar fugir da vontade divina. Jonas recebe uma ordem direta do Senhor para pregar em Nínive, mas em vez disso, decide fugir para Társis, buscando escapar de sua responsabilidade. No entanto, Deus envia uma tempestade ao mar, revelando a futilidade da fuga de Jonas. Os marinheiros, temendo pela vida, lançam sortes que apontam para Jonas como o responsável pela calamidade. Jonas reconhece sua culpa e sugere ser lançado ao mar para acalmar a tempestade. Após relutância, os marinheiros o fazem, e o mar se aquietou. Este episódio nos ensina sobre a soberania de Deus e a importância de obedecer à sua vontade.
- Destaque para a fuga de Jonas da presença do Senhor
- Consequências da desobediência e a intervenção divina
- Arrependimento e reconhecimento da culpa por parte de Jonas
- Lições sobre a importância da obediência e confiança na providência divina