Uma mensagem sobre Moabe
- 1 Acerca de Moabe:Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel:“Ai de Nebo, pois ficou em ruínas.Quiriataim foi derrotada e capturada;a fortaleza foi derrotada e destroçada.
- 2 Moabe não é mais louvada;em Hesbom tramam a sua ruína:‘Venham! Vamos dar fim àquela nação’.Você também ficará calada,ó Madmém; a espada a perseguirá.
- 3 Ouçam os gritos de Horonaim:‘Devastação! Grande destruição!
- 4 Moabe está destruída!’É o grito que se ouve até em Zoar.
- 5 Eles sobem pelo caminho para Luíte,chorando amargamenteenquanto seguem;na estrada que desce a Horonaimouvem-se gritos angustiadospor causa da destruição.
- 6 Fujam! Corram para salvar suas vidas;tornem-se como um arbusto no deserto.
- 7 Uma vez que vocês confiamem seus feitos e em suas riquezas,vocês também serão capturados,e Camos irá para o exílio,junto com seus sacerdotes e líderes.
- 8 O destruidor virá contratodas as cidades,e nenhuma escapará.O vale se tornará ruínas,e o planalto será destruído,como o Senhor falou.
- 9 Ponham sal sobre Moabe,pois ela será deixada em ruínas;suas cidades ficarão devastadas,sem nenhum habitante.
- 10 “Maldito o que faz com negligênciao trabalho do Senhor!Maldito aquele que impede a sua espadade derramar sangue!
- 11 “Moabe tem estado tranquiladesde a sua juventude,como o vinho deixadocom os seus resíduos;não foi mudada de vasilha em vasilha.Nunca foi para o exílio;por isso, o seu saborpermanece o mesmoe o seu cheiro não mudou.
- 12 Portanto, certamente vêm os dias”,declara o Senhor,“quando enviarei decantadoresque a decantarão;esvaziarão as suas jarrase as despedaçarão.
- 13 Então Moabe se decepcionarácom Camos,assim como Israelse decepcionou com Betel,em quem confiava.
- 14 “Como vocês podem dizer:‘Somos guerreiros,somos homens de guerra’?
- 15 Moabe foi destruídae suas cidades serão invadidas;o melhor dos seus jovensdesceu para a matança”,declara o Rei, cujo nome éSenhor dos Exércitos.
- 16 “A derrota de Moabe está próxima;a sua desgraça vem rapidamente.
- 17 Lamentem por elatodos os seus vizinhos,todos os que conhecem a sua fama.Digam: Como está quebradoo cajado poderoso,o cetro glorioso!
- 18 “Desçam de sua glóriae sentem-se sobre o chão ressequido,ó moradores da cidade de Dibom,pois o destruidor de Moabeveio para atacá-lose destruir as suas fortalezas.
- 19 Fiquem junto à estrada e vigiem,vocês que vivem em Aroer.Perguntem ao homem quefoge e à mulher que escapa,perguntem a eles: O que aconteceu?
- 20 Moabe ficou envergonhada,pois está destroçada.Gritem e clamem!Anunciem junto ao Arnomque Moabe foi destruída.
- 21 O julgamento chegou ao planalto:a Holom, Jaza e Mefaate,
- 22 a Dibom, Nebo e Bete-Diblataim,
- 23 a Quiriataim, Bete-Gamule Bete-Meom,
- 24 a Queriote e Bozra,a todas as cidades de Moabe,distantes e próximas.
- 25 O poder de Moabe foi eliminado;seu braço está quebrado”,declara o Senhor.
- 26 “Embriaguem-na,pois ela desafiou o Senhor.Moabe se revolverá no seu vômitoe será objeto de ridículo.
- 27 Não foi Israel objeto de ridículopara você?Foi ele encontradoem companhia de ladrõespara que você sacuda a cabeçasempre que fala dele?
- 28 Abandonem as cidades!Habitem entre as rochas,vocês que moram em Moabe!Sejam como uma pombaque faz o seu ninhonas bordas de um precipício.
- 29 “Temos ouvidodo orgulho de Moabe:da sua extrema arrogância,do seu orgulho e soberba,e do seu espírito de superioridade.
- 30 Conheço bem a sua arrogância”,declara o Senhor.“A sua tagarelice sem fundamentoe as suas ações que nada alcançam.
- 31 Por isso, eu me lamentarei por Moabe,gritarei por causade toda a terra de Moabe,prantearei pelos habitantesde Quir-Heres.
- 32 Chorarei por vocêsmais do que choro por Jazar,ó videiras de Sibma.Os seus ramos se estendiam até o mare chegavam até Jazar.O destruidor caiu sobre as suas frutase sobre as suas uvas.
- 33 A alegria e a satisfação se foramdas terras férteis de Moabe.Interrompi a produção de vinhonos lagares.Ninguém mais pisa as uvascom gritos de alegria;embora haja gritos, não são de alegria.
- 34 “O grito de Hesbomé ouvido em Eleale e Jaaz,desde Zoar até Horonaime Eglate-Selisia,pois até as águas do Ninrim secaram.
- 35 Em Moabe darei fim àquelesque fazem ofertasnos altares idólatrase queimam incenso a seus deuses”,declara o Senhor.
- 36 “Por isso o meu coraçãolamenta-se por Moabe,como uma flauta;lamenta-se como uma flautapelos habitantes de Quir-Heres.A riqueza que acumularam se foi.
- 37 Toda cabeça foi rapadae toda barba foi cortada;toda mão sofreu incisõese toda cintura foi cobertacom veste de lamento.
- 38 Em todos os terraços de Moabee nas praçasnão há nada senão pranto,pois despedacei Moabecomo a um jarroque ninguém deseja”,declara o Senhor.
- 39 “Como ela foi destruída!Como lamentam!Como Moabe dá as costas,envergonhada!Moabe tornou-se objeto de ridículoe de pavor para todos os seus vizinhos”.
- 40 Assim diz o Senhor:“Vejam! Uma águia planandoestende as asas sobre Moabe.
- 41 Queriote será capturada,e as fortalezas serão tomadas.Naquele dia,a coragem dos guerreiros de Moabeserá como a de uma mulherem trabalho de parto.
- 42 Moabe será destruída como nação,pois ela desafiou o Senhor.
- 43 Terror, cova e laço esperam por você,ó povo de Moabe”, declara o Senhor.
- 44 “Quem fugir do terrorcairá numa cova,e quem sair da covaserá apanhado num laço.Trarei sobre Moabea hora do seu castigo”,declara o Senhor.
- 45 “Na sombra de Hesbomos fugitivos se encontramdesamparados,pois um fogo saiu de Hesbom,uma labareda, do meio de Seom;e queima as testasdos homens de Moabee os crânios dos homens turbulentos.
- 46 Ai de você, ó Moabe!O povo de Camos está destruído;seus filhos são levados para o exílio,e suas filhas para o cativeiro.
- 47 “Contudo, restaurarei a sorte de Moabeem dias vindouros”, declara o Senhor.Aqui termina a sentença sobre Moabe.
Julgamento e Destruição de Moabe – Profecia de Ruína e Castigo
O capítulo traz a mensagem divina de condenação e destruição sobre Moabe, um antigo povo inimigo de Israel. Nele, são descritas as terríveis consequências da desobediência e arrogância de Moabe, revelando a punição iminente e a ruína total que se abaterá sobre essa nação. As cidades serão invadidas, os habitantes serão capturados, e a desgraça virá rapidamente. O Senhor dos Exércitos declara o fim da soberba e do orgulho de Moabe, anunciando a queda de suas fortalezas e o quebrantamento de seu poder.
- O aviso de fuga e desolação de Moabe
- A condenação dos feitos negligentes diante do Senhor
- O lamento divino pela arrogância e tagarelice de Moabe
- A imagem de Moabe como um jarro indesejado, destroçado e envergonhado