- 1 “Assim diz o Senhor ao seu ungido:a Ciro, cuja mão direitaeu seguro com firmezapara subjugar as nações diante delee arrancar a armadura de seus reis,para abrir portas diante dele,de modo que as portasnão estejam trancadas:
- 2 Eu irei adiante de você e aplainarei montes;derrubarei portas de bronzee romperei trancas de ferro.
- 3 Darei a você os tesouros das trevas,riquezas armazenadas em locais secretos,para que você saibaque eu sou o Senhor,o Deus de Israel,que o convoca pelo nome.
- 4 Por amor de meu servo Jacó,de meu escolhido Israel,eu o convoco pelo nomee concedo a você um título de honra,embora você não me reconheça.
- 5 Eu sou o Senhor,e não há nenhum outro;além de mim não há Deus.Eu o fortalecerei, ainda que vocênão tenha me admitido,
- 6 de forma que do nascente ao poentesaibam todos que não háninguém além de mim.Eu sou o Senhor,e não há nenhum outro.
- 7 Eu formo a luz e crio as trevas,promovo a paz e causo a desgraça;eu, o Senhor, faço todas essas coisas.
- 8 “Vocês, céus elevados,façam chover justiça;derramem-na as nuvens.Abra-se a terra, brote a salvação,cresça a retidão com ela;eu, o Senhor, a criei.
- 9 “Ai daquele que contendecom seu Criador,daquele que não passa de um cacoentre os cacos no chão.Acaso o barro pode dizer ao oleiro:‘O que você está fazendo?’Será que a obra que você faz pode dizer:‘Você não tem mãos?’
- 10 Ai daquele que diz a seu pai:‘O que você gerou?’,ou à sua mãe: ‘O que você deu à luz?’
- 11 “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel,o seu Criador:A respeito de coisas vindouras,você me pergunta sobre meus filhos,ou me dá ordens sobre o trabalhode minhas mãos?
- 12 Fui eu que fiz a terrae nela criei a humanidade.Minhas próprias mãosestenderam os céus;eu dispus o seu exército de estrelas.
- 13 Eu levantarei este homem em minha retidão:farei direitos todos os seus caminhos.Ele reconstruirá minha cidadee libertará os exilados,sem exigir pagamentonem qualquer recompensa,diz o Senhor dos Exércitos.
- 14 “Assim diz o Senhor:Os produtos do Egitoe as mercadorias da Etiópia,e aqueles altos sabeus,passarão para o seu ladoe pertencerão a você, ó Jerusalém;eles a seguirão,acorrentados, passarão para o seu lado.Eles se inclinarão diante de vocêe implorarão a você, dizendo:‘Certamente Deus está com você,e não há outro;não há nenhum outro Deus’ “.
- 15 Verdadeiramente tu és um Deusque se esconde,ó Deus e Salvador de Israel.
- 16 Todos os que fazem ídolosserão envergonhados e constrangidos;juntos cairão em constrangimento.
- 17 Mas Israel será salvo pelo Senhorcom uma salvação eterna;vocês jamais serão envergonhadosou constrangidos, por toda a eternidade.
- 18 Pois assim diz o Senhor,que criou os céus, ele é Deus;que moldou a terra e a fez,ele a estabeleceu;não a criou para estar vazia,mas a formou para ser habitada;ele diz: “Eu sou o Senhor,e não há nenhum outro.
- 19 Não falei secretamente,de algum lugar numa terra de trevas;eu não disse aos descendentes de Jacó:Procurem-me à toa.Eu, o Senhor, falo a verdade;eu anuncio o que é certo.
- 20 “Ajuntem-se e venham; reúnam-se,vocês, fugitivos das nações.São ignorantes aqueles que levamde um lado para outroimagens de madeira,que oram a deuses que não podem salvar.
- 21 Declarem o que deve ser,apresentem provas.Que eles juntamente se aconselhem.Quem há muito predisse isto,quem o declaroudesde o passado distante?Não fui eu, o Senhor?E não há outro Deus além de mim,um Deus justo e salvador;não há outro além de mim.
- 22 “Voltem-se para mim e sejam salvos,todos vocês, confins da terra;pois eu sou Deus,e não há nenhum outro.
- 23 Por mim mesmo eu jurei,a minha boca pronuncioucom toda a integridadeuma palavra que não será revogada:Diante de mim todo joelho se dobrará;junto a mim toda língua jurará.
- 24 Dirão a meu respeito:‘Somente no Senhorestão a justiça e a força’ “.Todos os que o odeiamvirão a ele e serão envergonhados.
- 25 Mas no Senhor todosos descendentes de Israelserão considerados justos e exultarão.
Deus, o Senhor único e poderoso
Neste capítulo da Bíblia, encontramos palavras que revelam a soberania e o poder de Deus sobre todas as nações e povos. Deus se dirige a Ciro, o ungido, e declara sua autoridade para subjugar reis e abrir portas diante dele. Ele proclama sua unicidade e promete fortalecer aquele que ainda não o reconhece. Deus é o criador de todas as coisas, aquele que forma a luz e as trevas, promovendo a paz e a justiça. Ele adverte aqueles que contestam sua vontade, lembrando que Ele é o Criador supremo, digno de reverência e obediência. O Senhor revela seu plano de salvação para Israel e para todos os confins da terra, convidando todos a se voltarem para Ele e serem salvos. Em meio às promessas de juízo e redenção, fica evidente que Deus é o único digno de adoração e louvor.