O mal dos que procuram ajuda no Egipto
- 1 Ai dos que descem ao Egitoem busca de ajuda,que contam com cavalos.Eles confiam na multidão dos seus carrose na grande força dos seus cavaleiros,mas não olham para o Santo de Israel,nem buscam a ajudaque vem do Senhor!
- 2 Contudo, ele é também sábioe pode trazer a desgraça;ele não volta atrás em suas palavras.Ele se levantará contraa casa dos perversos,contra quem ajuda os maus.
- 3 Mas os egípcios são homens, não Deus;seus cavalos são carne, não espírito.Quando o Senhor estender a mão,aquele que ajuda tropeçará,aquele que é ajudado cairá;ambos perecerão juntos.
- 4 Assim me diz o Senhor:“Assim como quando o leão,o leão grande, ruge ao lado da presae contra ele se juntaum bando de pastores,e ele não se intimida com os gritos delese não se perturba com o seu clamor,assim o Senhor dos Exércitos descerápara combater nas alturas do monte Sião.
- 5 Como as aves dão proteção aos filhotescom suas asas,o Senhor dos Exércitosprotegerá Jerusalém;ele a protegerá e a livrará;ele a poupará e a salvará”.
- 6 Voltem para aquele contra quem vocês se revoltaram tão tremendamente, ó israelitas!
- 7 Pois naquele dia cada um de vocês rejeitará os ídolos de prata e de ouro que suas mãos pecaminosas fizeram.
- 8 “A Assíria cairá por uma espadaque não é de homem;uma espada, não de mortais, a devorará.Todos fugirão da espadae os seus jovens serão sujeitosa trabalhos forçados.
- 9 Sua fortaleza cairá por causa do pavor;ao verem a bandeira da batalha,seus líderes entrarão em pânico”,anuncia o Senhor,cujo fogo está em Sião,cuja fornalha está em Jerusalém.
O perigo de buscar ajuda em lugares equivocados
Neste capítulo, é destacada a advertência contra confiar no Egito em busca de auxílio, em vez de buscar a proteção e orientação do Senhor. A mensagem enfatiza a importância de confiar em Deus acima de tudo, pois Ele é quem pode verdadeiramente trazer segurança e salvação. A referência ao Egito simboliza a tentação de confiar em recursos terrenos e humanos, em detrimento da fé e da dependência em Deus. O capítulo também destaca a soberania e poder de Deus sobre todas as coisas, revelando que Ele é quem protege e livra aqueles que confiam Nele. Portanto, a exortação é para que o povo retorne à verdadeira fonte de ajuda e salvação, abandonando a idolatria e a confiança em forças humanas.
- A confiança no Senhor acima de recursos terrenos
- A advertência contra a idolatria e a busca por ajuda em lugares equivocados
- O poder e proteção divina sobre aqueles que O buscam