Jerusalém, uma videira selvagem
- 1 A palavra do Senhor veio a mim. Disse ele:
- 2 “Filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qualquer árvore da floresta?
- 3 Alguma vez a madeira dela é usada para fazer algo útil? Alguém faz suportes com ela para neles pendurar coisas?
- 4 E, depois de lançada no fogo como combustível e o fogo queimar as duas extremidades e carbonizar o meio, servirá para alguma coisa?
- 5 Se não foi útil para coisa alguma enquanto estava inteira, muito menos o será quando o fogo a queimar e ela estiver carbonizada.
- 6 “Por isso diz o Soberano, o Senhor: Assim como destinei a madeira da videira dentre as árvores da floresta para servir de lenha para o fogo, também tratarei os habitantes de Jerusalém.
- 7 Voltarei contra eles o meu rosto. Do fogo saíram, mas o fogo os consumirá. E, quando eu voltar o meu rosto contra eles, vocês saberão que eu sou o Senhor.
- 8 Arrasarei a terra porque eles foram infiéis. Palavra do Soberano, o Senhor”.
Jerusalém, uma videira selvagem
O capítulo da Bíblia em destaque fala sobre a analogia entre a videira selvagem e os habitantes de Jerusalém, demonstrando como a cidade será tratada como lenha para o fogo, devido à sua infidelidade. O texto destaca a ação do Senhor em arrasar a terra por conta da falta de utilidade da madeira da videira, servindo como advertência aos moradores da cidade. Uma reflexão profunda sobre as consequências da desobediência e infidelidade diante de Deus.
- O Senhor compara a madeira da videira com os habitantes de Jerusalém.
- A analogia mostra a destinação da madeira para servir de lenha para o fogo.
- A advertência sobre as consequências da infidelidade e desobediência.