A consagração dos primogénitos
- 1 E disse o Senhor a Moisés:
- 2 “Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”.
- 3 Então disse Moisés ao povo: “Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado.
- 4 Neste dia do mês de abibe vocês estão saindo.
- 5 Quando o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus – terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês, terra onde há leite e mel com fartura – vocês deverão celebrar esta cerimônia neste mesmo mês.
- 6 Durante sete dias comam pão sem fermento e, no sétimo dia, façam uma festa dedicada ao Senhor.
- 7 Comam pão sem fermento durante os sete dias; não haja nada fermentado entre vocês, nem fermento algum dentro do seu território.
- 8 “Nesse dia cada um dirá a seu filho: Assim faço pelo que o Senhor fez por mim quando saí do Egito.
- 9 Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa.
- 10 Cumpra esta determinação na época certa, de ano em ano.
- 11 “Depois que o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus e entregá-la a vocês, como jurou a vocês e aos seus antepassados,
- 12 separem para o Senhor o primeiro nascido de todo ventre. Todos os primeiros machos dos seus rebanhos pertencem ao Senhor.
- 13 Resgatem com um cordeiro toda primeira cria dos jumentos, mas, se não quiserem resgatá-la, quebrem-lhe o pescoço. Resgatem também todo primogênito entre os seus filhos.
- 14 “No futuro, quando os seus filhos perguntarem: ‘Que significa isto?’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.
- 15 Quando o faraó resistiu e recusou deixar-nos sair, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, tanto os de homens como os de animais. Por isso sacrificamos ao Senhor os primeiros machos de todo ventre e resgatamos os nossos primogênitos.
- 16 “Isto será como sinal em sua mão e símbolo em sua testa de que o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa”.
A travessia do mar
- 17 Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.
- 18 Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.
- 19 Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: “Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui”.
- 20 Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto.
- 21 Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
- 22 A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia; nem a coluna de fogo, de noite.
A Consagração dos Primogénitos na Bíblia
O capítulo narra a instrução divina dada a Moisés sobre a consagração de todos os primogénitos, tanto humanos quanto animais, ao Senhor. É um relato da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e da promessa de uma terra fértil. Moisés orienta o povo a celebrar a saída do Egito sem comer nada fermentado, simbolizando a libertação. A cerimónia anual de comemoração é estabelecida, junto com a prática de comer pão sem fermento por sete dias. O texto destaca a importância de lembrar e ensinar às gerações futuras sobre a libertação e os feitos poderosos do Senhor. Além disso, instrui sobre a separação e resgate dos primogénitos, como forma de reverenciar a Deus que os libertou. As ações do Senhor, desde as pragas no Egito até a travessia do mar Vermelho, são enfatizadas como sinais da intervenção divina e do cumprimento das promessas feitas aos antepassados.
- A instrução divina sobre a consagração dos primogénitos
- A comemoração da saída do Egito e a celebração anual
- A prática de comer pão sem fermento e a festa dedicada ao Senhor
- A significância da separação e resgate dos primogénitos
- Os sinais da intervenção divina desde as pragas até a travessia do mar Vermelho