Leis de guerra
- 1 “Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.
- 2 Quando chegar a hora da batalha, o sacerdote virá à frente e dirá ao exército:
- 3 ‘Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os seus inimigos. Não desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles,
- 4 pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar a vitória a vocês’.
- 5 “Os oficiais dirão ao exército: ‘Há alguém que construiu uma casa e ainda não a dedicou? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro a dedique.
- 6 Há alguém que plantou uma vinha e ainda não desfrutou dela? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro desfrute da vinha.
- 7 Há alguém comprometido para casar-se que ainda não recebeu sua mulher? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro se case com ela’.
- 8 Por fim os oficiais acrescentarão: ‘Alguém está com medo e não tem coragem? Volte ele para sua casa, para que os seus irmãos israelitas também não fiquem desanimados’.
- 9 Quando os oficiais terminarem de falar ao exército, designarão chefes para comandar as tropas.
- 10 “Quando vocês avançarem para atacar uma cidade, enviem-lhe primeiro uma proposta de paz.
- 11 Se os seus habitantes aceitarem e abrirem suas portas, serão seus escravos e se sujeitarão a trabalhos forçados.
- 12 Mas, se eles recusarem a paz e entrarem em guerra contra vocês, sitiem a cidade.
- 13 Quando o Senhor, o seu Deus, entregá-la em suas mãos, matem ao fio da espada todos os homens que nela houver.
- 14 Mas as mulheres, as crianças, os rebanhos e tudo o que acharem na cidade, será de vocês; vocês poderão ficar com os despojos dos seus inimigos dados pelo Senhor, o seu Deus.
- 15 É assim que vocês tratarão todas as cidades distantes que não pertencem às nações vizinhas de vocês.
- 16 “Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira.
- 17 Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
- 18 Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o Senhor, o seu Deus.
- 19 “Quando sitiarem uma cidade por um longo período, lutando contra ela para conquistá-la, não destruam as árvores dessa cidade a golpes de machado, pois vocês poderão comer as suas frutas. Não as derrubem. Por acaso as árvores são gente, para que vocês as sitiem?
- 20 Entretanto, poderão derrubar as árvores que vocês sabem que não são frutíferas, para utilizá-las em obras que ajudem o cerco, até que caia a cidade que está em guerra contra vocês.
Leis de guerra no Antigo Testamento – Deuteronômio 20
O capítulo 20 do livro de Deuteronômio na Bíblia aborda as instruções dadas pelo Senhor aos israelitas antes de irem à guerra. Deus promete estar com o seu povo, encorajando-os a não terem medo, pois Ele lutará por eles. Há orientações sobre quem deve voltar para casa antes da batalha, como tratar as cidades inimigas e a importância de obedecer às ordens divinas. As instruções contidas nesse capítulo refletem o cuidado de Deus com o seu povo e a necessidade de confiar na Sua proteção e justiça durante os conflitos.
- Deus promete estar presente nas batalhas
- Recomendações sobre quem deve voltar para casa antes da guerra
- Obediência às ordens divinas para alcançar a vitória