- 1 Paulo, Silvano e Timóteo,à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:
- 2 A vocês, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Encorajamento perante a perseguição
- 3 Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros.
- 4 Por esta causa nós nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando.
- 5 Elas dão prova do justo juízo de Deus e mostram o seu desejo de que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.
- 6 É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,
- 7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.
- 8 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
- 9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.
- 10 Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.
- 11 Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.
- 12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Encorajamento perante a perseguição
O capítulo aborda a importância de perseverar na fé mesmo diante de perseguições e tribulações. Paulo, Silvano e Timóteo encorajam os tessalonicenses a permanecerem firmes, pois a fé deles cresce e o amor mútuo se intensifica. Eles exaltam a perseverança e a fé demonstradas pelos tessalonicenses em meio às dificuldades, ressaltando que tais provações são uma evidência do justo juízo de Deus e da Sua promessa de retribuição e alívio. A esperança dos cristãos está centrada na vinda gloriosa do Senhor Jesus, que trará consigo justiça para os oprimidos e condenação para os ímpios. Paulo destaca a importância da oração constante em favor dos irmãos, para que sejam dignos da vocação e cumpram os propósitos divinos. O capítulo encerra ressaltando a glorificação do nome de Jesus nos crentes, pela graça de Deus.
- Perseverança na fé diante das adversidades.
- Evidência do justo juízo de Deus nas tribulações.
- Esperança na vinda gloriosa do Senhor Jesus.
- Importância da oração intercessória pelos irmãos.
- Glorificação do nome de Jesus nos crentes.