- 1 Todos os que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus senhores dignos de todo o respeito, para que o nome de Deus e o nosso ensino não sejam blasfemados.
- 2 Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; ao contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas.
A verdadeira riqueza
- 3 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,
- 4 é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas
- 5 e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.
- 6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,
- 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
- 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
- 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,
- 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
Paulo exorta Timóteo
- 11 Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
- 12 Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
- 13 Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu recomendo:
- 14 Guarde este mandamento imaculado e irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
- 15 a qual Deus fará se cumprir no devido tempo.Ele é o bendito e único Soberano,o Rei dos reise Senhor dos senhores,
- 16 o único que é imortale habita em luz inacessível,a quem ninguém viunem pode ver.A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.
- 17 Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.
- 18 Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.
- 19 Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.
- 20 Timóteo, guarde o que foi confiado a você. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;
- 21 professando-o, alguns desviaram-se da fé.A graça seja com vocês.
A Importância da Piedade e da Justiça – Carta de Paulo a Timóteo
Neste capítulo da Bíblia, o apóstolo Paulo exorta Timóteo a buscar a justiça, a piedade, a fé e o amor, destacando a importância de se afastar da ganância e do amor ao dinheiro. Paulo ressalta que a verdadeira riqueza está na contentamento com o que se tem, alertando sobre os perigos da cobiça e da obsessão por lucro. Além disso, ele orienta sobre a conduta dos que são ricos, incentivando a prática do bem, da generosidade e da partilha como forma de acumular um tesouro para a vida eterna. A mensagem central é a busca pela virtude e pela retidão, em contraposição aos valores materialistas e egoístas do mundo.
- Obedecer aos senhores com respeito e honra
- A importância da verdadeira riqueza e do contentamento
- O perigo da ganância e do amor ao dinheiro
- A exortação de Paulo a Timóteo para buscar a justiça e a piedade
- A orientação sobre a conduta dos ricos em relação à generosidade e às boas obras